Apostila Aprenda a Programar na Linguagem C

Apostila Aprenda programar em C


Sumário
1 Introdução à Programação
1.1 Organização básica de um computador.....................................................................................
1.2 Linguagem de máquina..............................................................................................................
1.3 Programas de computadores......................................................................................................
1.4 Lógica de programação..............................................................................................................
1.5 Resolução de problemas............................................................................................................
1.6 Processador de um algoritmo.....................................................................................................
1.7 Exemplos de algoritmos matemáticos.....................................................................................
1.8 Linguagens de alto nível..........................................................................................................
1.9 Sintaxe e semântica de uma instrução.....................................................................................
1.10 Sistemas de computação........................................................................................................
1.11 Exercícios propostos..............................................................................................................

2. Introdução à Linguagem C
2.1 Variáveis simples.....................................................................................................................
2.2 Constantes................................................................................................................................
2.3 Expressões aritméticas.............................................................................................................
2.4 Relações...................................................................................................................................
2.5 Expressões lógicas...................................................................................................................
2.6 Estrutura de um programa em C..............................................................................................
2.7 Entrada dos dados de entrada...................................................................................................
2.8 Saída de dados.........................................................................................................................
2.9 Comando de atribuição............................................................................................................
2.10 Exemplos Parte I....................................................................................................................
2.11 Funções de biblioteca.............................................................................................................
2.12 Exercícios propostos..............................................................................................................

3 Estruturas de seleção
3.1 O que é uma estrutura de seleção.............................................................................................
3.2 O comando if...........................................................................................................................
3.3 O comando if else....................................................................................................................
3.4 O operador condicional ternário..............................................................................................
3.5 Exemplos Parte II.....................................................................................................................
3.6 O comando switch...................................................................................................................
3.7 Exemplos Parte III...................................................................................................................
3.8 Exercícios propostos................................................................................................................

4. Estruturas de repetição
4.1 Para que servem as estruturas de repetição..............................................................................
4.2 O comando for.........................................................................................................................
4.3 O comando while.....................................................................................................................
4.4 O comando do while................................................................................................................
4.5 O comando break em estruturas de repetição..........................................................................
4.6 Exemplos Parte IV...................................................................................................................
4.7 Exercícios propostos................................................................................................................

5. Funções e ponteiros
5.1 O que são funções....................................................................................................................
5.2 Para que servem funções..........................................................................................................
5.3 Passagem de parâmetros..........................................................................................................
5.4 Ponteiros..................................................................................................................................
5.5 Passagem de parâmetros por referência no Turbo C 2.01.....................................................
5.6 Uma urna eletrônica.................................................................................................................
5.7 Recursividade...........................................................................................................................
5.8 Usando funções de outros arquivos.........................................................................................
5.9 "Tipos" de variáveis.................................................................................................................
5.10 Uma aplicação à História da Matemática..............................................................................
5.11 Exercícios propostos..............................................................................................................

6 Vetores
6.1 O que são vetores.....................................................................................................................
6.2 Declaração de um vetor unidimensional..................................................................................
6.3 Vetores e ponteiros..................................................................................................................
6.4 Lendo e escrevendo um vetor..................................................................................................
6.5 Exemplos Parte IV...................................................................................................................
6.6 Vetores multidimensionais......................................................................................................
6.7 Exemplos Parte V....................................................................................................................
6.8 Uma aplicação esportiva..........................................................................................................
6.9 Exercícios propostos................................................................................................................

7 Pesquisa e ordenação
7.1 Introdução................................................................................................................................
7.2 Pesquisa sequencial..................................................................................................................
7.3 Pesquisa binária.......................................................................................................................
7.4 Ordenação..............................................................................................................................
7.5 Exercícios propostos..............................................................................................................

8. Cadeias de caracteres (strings)
8.1 Introdução..............................................................................................................................
8.2 Funções de biblioteca para manipulação de cadeias de caracteres........................................
8.3 Exemplos Parte VI.................................................................................................................
8.4 Exercícios propostos.............................................................................................................

9 Estruturas e Arquivos
9.1 O que são estruturas...............................................................................................................
9.2 Exemplos Parte VII................................................................................................................
9.3 O que são arquivos.................................................................................................................
9.4 Arquivos de registros (Arquivos binários).............................................................................
9.5 Arquivo texto.........................................................................................................................
9.6 Exercícios propostos..............................................................................................................

10 Noções básicas de alocação dinâmica de memória 
10.1 O que é alocação dinâmica..................................................................................................
10.2 Armazenando dinamicamente um polinômio......................................................................
10.3 Listas....................................................................................................................................
10.4 Exercícios propostos............................................................................................................


Download - Aqui

0 Comentario "Apostila Aprenda a Programar na Linguagem C"

Postar um comentário